quinta-feira, 9 de maio de 2024

Uma viagem densa, borboletas, aves e conservação em Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu

Entre os dias 30 de abril e 10 de maio estivemos em Foz do Iguaçu, Deni Lineu Schwartz Filho e eu, Maristela Zamoner, para tratar de diversos assuntos, todos relacionados à conservação da nossa riquíssima biodiversidade.

Chegamos dia 30 e neste mesmo dia fomos recebidos pela equipe dirigente do Parque das Aves, para mais uma visita técnica ao Borboletário, que está todo reformado, belíssimo e contando com um jardim externo deslumbrante! Aguardem que teremos um vídeo sobre essa visita!

De 02 a 04 de abril houve um curso sobre Entomoturismo, promovido pela Liga Independente dos Guias de Turismo, com apoio do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), com patrocínio do Parque das Aves e do Hotel Belmont. Quem articulou tudo com muita agilidade para viabilizar este curso foram os guias de turismo Alexandre Bazzi (+55 (45) 99976-0267), e Bhrenno Trad (+55 (45) 99108-1388), que nos receberam muito bem e conduziram tudo com muita eficiência. Sem esta atuação, nada teria acontecido.

Participamos trazendo aos participantes o curso Borboletas e Ciência Cidadã. Entre os colegas ministrantes tivemos: Roberto Greve com uma palestra muito rica sobre as Borboletas do Parque Nacional do Iguaçu, Fernando Zanella, representado por sua aluna Priscila, abordando as abelhas do Parque Nacional do Iguaçu e Bhrenno Trad que tratou do Entomoturismo, os insetos como atrativos. Bhrenno também fechou o curso com uma deliciosa manhã de Café com Vespas. Conteúdos riquíssimos e os participantes se revelaram super engajados, atentos às questões de conservação e de ciência cidadã. Agradecemos especialmente ao biólogo do ICMBIO, Apolonio Nelson de Sousa Rodrigues, que atua há anos no Parque Nacional do Iguaçu e ali viabilizou a realização dos cursos, estando conosco em todos os momentos.

Dia 5 o querido guia de turismo Gilderlei Colares (+55 (45) 99111-4516), nos levou até o Mariposario do Biocentro Iguazu, onde tivemos a oportunidade de conhecer um borboletário diferente, com diversas peculiaridades muito interessantes, também teremos um pequeno vídeo sobre este espaço. Na volta o Gil ainda nos levou ao Jardin de los Picaflores, uma casa na qual há 40 anos são cultivadas plantas e se oferece alimento a beija-flores. Ali já se registraram mais de 20 espécies destas aves, uma visita emocionante, inesquecível, guiada por um apaixonado pelas nossas belezas naturais.

Dia 6 tivemos a honra de receber um convite para uma degustação de sorvetes com sabores de frutas nativas da Mata Atlântica do Iguaçu, e fomos recebidos pessoalmente pela idealizadora do projeto, a empresária Cristina Muggiati. Assim, conhecemos a Oficina dos Sorvetes, que tem um projeto fantástico de conservação de espécies vegetais da região, que inspiraram a criação de sabores únicos para a já tradicional sorveteria da cidade. A sustentação do projeto se dá pela produção de mudas para plantio destas espécies e, porque não dizer, educação ambiental do consumidor. O trabalho é, merecidamente, vencedor do Prêmio Nacional de Inovação em Sustentabilidade no ano de 2022.

Ainda dia 06 tivemos uma noite deliciosa na companhia de Roberto Greve e sua esposa Márcia, um jantar repleto das conversas mais ricas sobre nossa biodiversidade, nossas profissões, borboletas, conservação e até política. Uma noite única, tão empolgante que ninguém lembrou de fazer uma fotografia sequer!

Entre os dias 6 e 10, Deni Lineu Schwartz Filho participou de uma organização nacional em prol da proteção da Jacutinga, esta bela ave que foi tão caçada pelos humanos ao ponto de quase desaparecer. São raríssimos os criadores autorizados desta ave no Brasil, para este encontro apenas três foram convidados: Deni Lineu Schwartz Filho, Vitor Fasano e Marcos Wasilewski, todos experientes criadores desta ave fantástica que está ameaçada. Afinal, sem a experiência dos criadores de aves sob cuidados humanos, a reintrodução de espécies em áreas nas quais foram extintas, é simplesmente impossível. Ainda assim, existem muitas pessoas com dificuldades em compreender a importância do trabalho das pessoas que se dedicam à conservação ex situ, seja para a finalidade que for. Estas são as pessoas que estão protegendo a expertise que está salvando diversas espécies da extinção. É esta atividade que gera a experiência necessária para estabelecer e fortalecer populações animais com saúde e plenas condições de voltar um dia aos ambientes dos quais foram exterminadas.

Dia 8, Roberto Greve apresentou para Maristela Zamoner várias trilhas locais especialmente interessantes para observação de borboletas. Um dia maravilhoso, rico em informações e registros sobre as borboletas locais. O trabalho que Roberto realizou, e segue realizando ali, é extraordinário uma raridade. Há mais de 15 anos ele estuda as borboletas do Parque Nacional do Iguaçu, tendo acumulado um conhecimento profundo e único. Foi um privilégio tê-lo como cicerone por estas trilhas. Roberto é uma pessoa incrível, então, foi um dia perfeito!

Neste mesmo dia 8, à noite, fomos novamente à Puerto Iguazu, à convite da Asociación de Guías de Turismo de Iguazu, para ministrar uma palestra sobre Borboletas e Ciência Cidadã, desta vez, direcionada a um público surpreendente de guias de turismo locais. Fomos recebidos com todo o carinho pela presidente Carolina Villalba. Quem nos levou e depois nos trouxe de volta, foi o guia de turismo Marcelo da Rocha (+55 (45) 99998-8881), um apaixonado por turismo, aves, natureza e conservação, que nos oportunizou conversas deliciosas ao longo de todo o trajeto.

Uma pessoa especial fez os contatos que nos viabilizaram conhecer os Sabores do Iguaçu e levar nossa palestra para os guias argentinos, foi a guia de turismo Vera Lúcia Swiderski (+55 (45)99132-8944), mais uma apaixonada por natureza e por turismo, a ela deixamos aqui nosso agradecimento!

Durante três dias ainda pude percorrer a trilha do Hotel Canzi, no qual ficamos hospedados, apreciando diversas borboletas que ainda nunca tinha visto ao vivo e vivas. Ao todo, nestes poucos dias, foi possível realizar 445 registros de borboletas, abrangendo, no mínimo, 130 espécies. É bem possível que Foz do Iguaçu seja a melhor cidade do mundo para observação de borboletas. Que tal se organizar para ver esta maravilha de perto? As borboletas de Foz do Iguaçu te esperam!